sexta-feira, 6 de maio de 2011

Château Haut Brion Premier Grand Cru Classé 1987 em 6 atos


Tive a rara oportunidade de abrir um Château Haut Brion Premier Grand Cru Classé 1987 na noite de ontem, e optei em deixar o vinho se abrir na taça no seu devido tempo, sem decantá-lo, e a experiência foi formidável.
E aí está um Château Haut Brion 1987 em 6 atos:

- PRIMEIRO ATO - 0 MINUTOS - madeira velha, de demolição, muito cravo e uma cereja bem tímida.
- SEGUNDO ATO - 15 MINUTOS - começou a se mostrar um pouco mais. Uma fruta muito delicada começa a aparecer. As especiarias ainda tomam conta, mas de uma forma muito elegante.
- TERCEIRO ATO - 30 MINUTOS - grão de café torrado, defumado e um leve toque de caixa de charutos surgem neste momento como um passe de mágica. Surge também algumas nuances florais, mas que se apresenta ao lado da fruta de uma forma muito sutil. Provavelmente neste momento o Haut Brion 87 começa a se mostrar como um grande vinho da mais alta gama que ele realmente é!


- QUARTO ATO - 45 MINUTOS - neste momento existe um maior equilíbrio entre os aromas frutados e de especiarias, esta já não fala tão mais alto. O equilíbrio entre todos elementos é nítido neste momento.
- QUINTO ATO - 60 MINUTOS - o equilibrio permanece nese momento. Talvez o vinho se encontra no seu ápice a partir de momento. A explosão inicial deu espaço para total elegância - simplesmente fantástico!
- SEXTO E ÚLTIMO ATO - 75 MINUTOS - a riqueza de elementos é muito interessante: defumado, cereja, alcaçuz, grão de café torrado... e a elegância e equilíbrio ainda permanece. Pena que neste momento fui obrigado a dar o último gole.

Este com certeza vai ficar marcado como um dos grandes vinhos da minha vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário