Sempre quando chegamos nesta época do ano, várias matérias sobre vinhos brancos, rosés e espumantes começam a surgir. Tema este que às vezes se torna até pedante neste período. Mas verdade seja dita: é época de "colhermos" os belos vinhos leves, refrescantes, "descompromiçados", descontraídos e alegres!
Nestes anos que trabalho como sommelier, é nítida a crescente aceitação deste estilo de vinho no nosso país. Coisa que a mais ou menos há 5 anos atráz era muito difícil acharmos um público específico para estes vinhos. Numa determinada cituação, não me lembro se foi no ano de 2004 ou 2005, uma produtora de vinhos espanhola me questionou porquê um país como o Brasil, de clima tropical, como um povo alegre e festivo consome tão pouco vinhos brancos e rosés. E a minha resposta: NÃO SEI!!!
Mas se esta mesma produtora estiver frequentando o nosso país atualmente com certeza ela estará feliz ao acompanhar a nova realidade deste estilo de vinhos no Brasil!
Recentemente tive a oportunidade de degustar belos rosés de pátrias diferentes: Brasil, Chile, Argentina, Itália, Espanha e França. E os franceses mais uma vez mereceram maior atenção, principalmente os rosés da Provance - região onde a produção de rosés equivale à 75% de todos os vinhos produzidos ali. Leves, delicados e muito fáceis de beber, são descriçõs comuns para estes rosés. São vinhos típicos para os dias ensolarados do Mediterrâneo; e por que não, para o nosso "verão de estralar coco"!!!
Entre todos degustados, os dois que mereceram maior destaque foram o Terra Amata Domaine Sorin 2009 (importadora Decanter) e Domaine St. Hilaire 2009 (importadora Premium). Este último se torna ainda mais empolgante por causa do seu preço, exelente preço qualidade para quem quer conhecer um rosé autêntico!
No mais é só bindarmos com belos rosés, este verão brasileiro que está apenas começando!
Saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário