Mais um destes momentos únicos aconteceu neste final-de-semana no restaurante O Dádiva - tive o raro prazer de fazer o serviço de um Brunello di Montalcino 1985. E não é de qualquer Brunello, era simplesmente um Brunello da Tenuta Col D'Orcia, que pra mim está facilmente entre os três melhores produtores de Brunello da atualidade.
Pra variar foi tudo muito rápido, como a casa estava cheia, não tinha como dar a atenção que este momento merecia, mas o que deu para confirmar é que este Brunello está envelhecendo muito bem!
Sua cor bm atijolada já entregava a idade avançada do vinho, que no primeiro ataque de nariz remetia muito a um fortificante que minha mãe me dava quando criança: Biotônico Fontora... mas biotônicos à parte, o vinho se abriu muito bem na taça, crescendo para frutas negras bem maduras, aromas terrosos e um defumado bem agradável. Em um segundo momento começou a apresentar frutas secas e especiarias.
Na boca aquela acidez marcante que pra mim é marca registrada dos grandes vinhos da cepa Sangiovese, da região da Toscana. E uma maciez e sedozidade que encanta.
Momento simplesmente único, pena que muito rápido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário