sábado, 14 de julho de 2012

Muito Além de Sauvignon Blanc e Chardonnay...

Trebiano com Falanghina e Pecorino na Itália.
Godello e Viura na Espanha. São apenas alguns exemplos da grande diversidade de uvas para produção de vinhos brancos espalhados por este mundão. Muitas vezes ficamos limitados à escolha quando o assunto é vinho branco. Algumas vezes por falta de opção, mas muitas vezes também por falta de informação.Sauvignon Blanc, Chardonnay, Chardonnay ou Sauvignon Blanc... de vez em quando uma Riesling, um Albarinho ou um Torrontés... Será que é só disso que vive a produção de vinhos brancos? Claro que não! Depois de uma bela bateria de degustação de vinhos durante toda a semana na Casa do Porto de São Paulo, tive a oportunidade de me deparar com grandes vinhos brancos, produzidos por algumas uvas não muito exploradas por nós brasileiros. Afinal de contas, quem aqui já degustou Falanghina, Godello, Pecorino (não vale o queijo de cabra italiano que leva o mesmo nome), Viura ou Trebiano (estas duas últimas não são tão novidades assim)? E são exatamente vinhos com estas uvas que iremos falar "aqui e agora": LOURO DO BOLO LIAS FINAS 2011 (Valdeorras / Espanha) - 100% com a uva Godello.
Se fosse resumir em uma palavra: SUTIL. Apesar de sua fermentação em barricas de carvalho francês e seus 13,5% de álcool, trata-se de um vinho sutil, leve e encantador. Pelo que entendi, é característica marcante da Godello produzir vinhos leves e delicados. O Louro de Bolo Lias Finas se apresenta límpido e brilhante, com aromas marcados de pêssego, um toque de erva cidreira e manga madura. Nada explosivo, tudo muito sutil por a1qui. Na boca apresenta um toque especiado muito interessante, principalmente cravo - com certeza devido à sua fermentação em barrica. Um leve mineral e um toque cítrico marcam muito bem o final de boca deste vinho. SANTO STEFANO TERRE DI CHIETI 2011 (Abruzzo / Itália) - Falanghina e Trebiano.
Pera Madura, Floral e Salubridade - assim podemos descrever o Santo Stefano. Já conhecia a uva Trebiano "de outros carnavais", mas foi a primeira vez que me deparei com um vinho com a uva Falanghina. E se a primeira impressão é a que fica, quero conhecer vários outros Falanghina!!! Este belo corte entre Trebiano e Falanghina transformou em vinho dinâmico, fresco e extremamente agradável. Seus aromas de pera madura, floral e um leve toque de salubridade, creio eu que devido à forte influência do mar Adriático na região de Abruzzo fizeram deste vinho um vinho verdadeiramente fascinante. VIERO 2010 (Rioja / Espanha) - 100% Viura.
Um vinho branco de corpo. Trata-se de um Vinho Branco com "V" e "B" maiísculos... Viura é a grande uva branca de Rioja - capaz de produzir vinhos brancos complexos e estruturados. Fica durante 11 meses em contato com o seu mosto, resultado disso? Complexidade sem perder o seu frescor. Além de ótima acidez, toque mineral e floral, frutas de polpa branca e uma cremosidade na medida certa, sem se tornar enjoativo. Ainda pode evoluir muito bem. LE BELLE 2011 (Abruzzo / Itália) - 100% Pecorino.
Um nome sugestivo.
Para um rótulo impactante. O produtor que se dispõe a rotular seus vinhos desta maneira tem que estar muito seguro do líquido que ali está engarrafado. E a Tenuta I Fauri garantiu muito bem a qualidade do seu vinho. Diz o ditado que o melhor a gente tem que deixar para o final: e assim eu fiz - sem sombra de dúvidas um dos melhores vinhos brancos que tive a oportunidade de degustar este ano. Pecorino (mesmo nome que leva um queijo de cabra italiano) é uma uva muito peculiar capaz de produzir vinhos fantásticos, que foi "redescoberta" nas últimas décadas nas regiões italianas Abruzzo e Marche. Le Belle 2011 é um vinho muito rico, onde aromas de frut5as de polpa branca como o melão e avelã prevalecem. Na boca apresenta uma acidez moderada, futas brancas, avelã e um agradável mineral no seu final... vale muito a pena conhecer! Enfim, depois de uma longa e agradável semana de provas de vinhos o qie eu posso afirmar é o seguinte: ultimamente, quanto mais vinhos tintos eu degusto, mais me encanto com os vinhos brancos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário