sexta-feira, 27 de abril de 2012

Degustação Matsu / Casa do Porto na SBAV-MG

Valeu a pena esperar, depois de alguns anos, volto a apresentar uma degustação na Sociedade Brasileira Amigos do Vinho Minas Gerais (SBAV-MG). A apresentação para um público seleto e muito especial - com os quais já aprendi muito sobre vinho! Os vinhos apresentados foi a trilogia espanhola MATSU (que em japonês significa esperar) - distrubuídos exclusivamente para Minas Gerais pela Casa do Porto.
a trilogia sendo preparada para a degustação. A trilogia MATSU são produzidos na Denominação de Origem Toro (Castilla Y León), pela uva autócnotona local Tinta de Toro (Tempranillo), responsável por mais de 80% dos vinhedos aí plantados. A trilogia é composta por grandes vinhos bem distintos, com uvas provenientes de videiras centenárias. O que diferencia aqui é um ano de safra de um para o outro e o tempo de barrica.
sala de degustação da SBAV-MG. Com esta trilogia, o grupo VINTAE - responsáveis pela produção destes grandes vinhos - querem comparar a evolução do vinho como a evolução do homem. Um "jovem" com muita energia e disposição; um "adulto" com mais bagagem, impondo respeito e um ïdoso" mostrando toda classe da evolução da espécie, carregado de muita tradição.
uma saudável discução sobre os vinhos. Vamos aos vinhos: EL PICARO 2010 - "o esperto" - 100% Tinta de Toro com 3 meses de barrica de carvalho francesa - 14,5% de álcool - vinho intenso, de bom volume. Aromas de frutas vermelhas maduras, ameixa evoluindo para alcaçúz. Bela acidez na boca e longo retrogosto. Um vinho que encanta. EL RECIO 2009 - "impondo respeito" - 100% Tinta de Toro com 14 meses de barrica de carvalho francesa - 14,5% de álcool - o vinho mais adequado para ser degustado neste momento, em perfeita evolução. Intenso, vibrante, riqueza aromática invejável! A fruta está em perfeito equilíbrio com a madeira. Um vinho surpreendente!!! E ainda pode evoluir mais. EL VIEJO 2008 - "pura tradição" - 100% Tinta de Toro com 16 meses de barrica de carvalho francesa - 15,0% de álcool - sem sombra de dúvidas o grande vinho da noite! Mas está longe do seu ápice. Como o próprio nome da trilogia diz: ESPERAR. Mas já se apresenta inteiro, íntegro e rico, mas de forma tímida. Ainda está muito fechado. Sem sombra de dúvidas trata-se de uma bela trilogia.
Não tinha como a primeira degustação da Casa do Porto, apresentada por mim na SBAV-MG ser melhor. Começamos com o pé direito! Em maio já tem mais, marcado para o dia 30. O tema ainda está em aberto, mas com a certeza de mais uma bela degustação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário