terça-feira, 31 de agosto de 2010

UM DESSES MOMENTOS DE REX VINORUM


Há um pouco mais de um mês atráz, vivenciei mais um desses momentos "Vinum Regnum Rex Vinorum", momentos este que ficará guardadado para o resto da minha vida. Foi exatamente no dia 21 de julho, o dia que nasceu a minha primeira filha, Marie!

Foi uma mistura múltipla de sentimentos, tensão, ansiedade, alegria e uma satisfação sem tamanho! E para fechar o dia com chave de ouro, brindamos a chegada da Marie com o vinho tinto chileno Epu 2001, presenteado pelo meu irmão Bruno, que será padrinho da minha filhota. Na verdade eu tinha comprado esta garrafa na vinícola Almaviva em 2006 e a presenteei para o meu irmão, que estava esperando um momento especial para apreciá-la.

Epu, que na língua mapuche (tribo indígena chilena) significa segundo, é o segundo vinho da Vinícola Almaviva, e foi produzido apenas nas safras 2000, 2001, 2006 e 2007. A vínícola não considera este vinho como um segundo vinho, apesar do nome dizer isto, mas encara o Epu como um vinho diferente!

Este corte de Cabernet Sauvignon e Carménère evoluiu super bem durante quase uma década, e olha que não estava armazenado de forma adequada (ficou debaixo da cama do meu irmão durante os últimos 4 anos). Mostrou uma evolução agradável, taninos bem macios e elegantes e com um retrogosto com um misto entre frutas negras e mentolado, bem convidativos para o próximo gole. O seu teor alcóolico de 14% não sobresaiu em nenhum momento, comprovando a qualidade do produto. E olha que o vinho não foi decantado e tão pouco foi dado o tempo necessário para ele se mostrar. Lembrando que estávamos no quarto de uma maternidade.

Este vinho deve custar na faixa dos U$25 no Chile, e infelizmente (ou felizmente) você não consegue comprar este vinho no Brasil. O que só enriquece o produto e o momento da degustação.

Espero o quanto antes, poder dividir com vocês mais um destes momentos ímpares da vida,  onde todas as pessoas, motivos e vinhos degustados - todos estes elementos harmonizados - faz deste momento um momento Rex Vinorum!

Saúde!

2 comentários:

  1. Parabens. Aproveita irmão, pode curtir ela bastante porque que vale muito a pena.

    Felicidades para você e a Paula e agora Mari.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Certamente, depois de muito tempo guardado, não teria uma hora melhor para abrir essa garrafa em comemoração ao nascimento da minha afilhada Marie.

    Felicidade a todos.

    Bruno Giacchero de Pádua.

    ResponderExcluir