segunda-feira, 6 de setembro de 2010

VINHOS DOCES NATURAIS - VERDADEIROS NECTARS A SEREM EXPLORADOS


Há controvérsias no que diz respeito ao verdadeiro sentido da expreção "Vin Doux Naturel" - ou simplesmente vinho doce natural. Mas no resumo da obra, podemos dizer que são aqueles vinhos onde a concentração de açúcar é tão grande, que as leveduras responsáveis pela fermentação morrem envenenadas pelo próprio álcool, bem antes de todo o açúcar ter sido convertido em álcool. Em algumas pesquisas que andei fazendo, não consideram o Vinho do Porto ou o Jerez por exemplo como Vin Doux Naturel, porque no seu processo há a adição da água ardente vínica. Em outras literaturas consideram estes estilos de vinhos como Vin Doux Naturel, mesmo com a adição de um segundo elemento, neste caso a água ardente vínica.

Mas controvérsias a parte, os vinhos doces naturais são verdadeiros nectars a serem explorados. São vinhos muito ricos de história e de uma riqueza na taça que só eles alcançam! Geralmente são produzidos com as uvas Moscadelle, Macabeo e Grenache e entre as várias regiões que produzem este estilo de vinho pelo mundo podemos destacar Priorato e Terra Alta na Espanha e Banyuls e Maury na França - provavelmente em Maury foi onde toda esta história começou, pois há relatos deste estilo de vinho desde o século XIII.

Recentemente tive a oportunidade de degustar um destes nectar; trata-se do Domaine Galvet - Thunevin Vin Doux Naturel 2004. Um A.O.C Maury com 16% de álcool que mesmo muito novo já está um encanto. Todas as pessoas que degustaram este nectar foram unânimes em citar sua doçura extremamente agradável e sua elegância - muito diferente dos vinhos de sobremesa que estavam acostumados. Seus aromas de amora em compota e ameixa super madura (comum de se encontrar no vinho do porto) era quebrado por aroma de bala de café muito agradável! Na boca estava um veludo, com o toque de amora e ameixa prevalendo bem uniforme com o açúcar residual. Evoluindo para um mentolado bem agradável. Creio que este vinho possa evoluir muito bem nos próximos 15 anos.

Para os amantes dos belos vinhos de plantão aí vai uma dica: vale muito a pena conhecer este fantástico mundo dos Vinhos Doces Naturais, e o Domaine Galvet - Thunevin é apenas um exemplo.

Você pode encontrar o Domaine Galvet Thunevin Vin Doux Naturel na Casa do Porto Vinhos Finos ((31)3286-7077).

Um comentário: