Ontem, à convite da equipe da Casa do Porto BH, tive uma experiência formidável: degustar quatro espumantes Cave Geisse Brut - um corte de Chardonnay 70% e Pinot Noir 30%, com licor de dosagem diferentes, para identificar qual seria o mais agradável para o nosso paladar. Esta expetacular iniciativa da Vinícola Cave Geisse, pra mim um dos melhores produtores de espumantes da América do Sul, para não dizer o melhor, tem como objetivo decidir qual será o percentual de açúcar da Cave Geisse Brut 2009, de acordo com a votação de profissionais e consumidores das principais capitais brasileiras.
O Sr. Carlos, representante da vinícola, nos apresentou os quatro exemplares às cegas, e os profissionais presentes tinham que votar naquela que era a mais agradável. A primeira a ser degustada tinha 6 gr. de açúcar, a segunda 10 gr., a terceira, uma espécie de pegadinha tinha apenas 4 gr. (menos que o mínimo exigido para ser um brut) e a quarta 8 gr. de açúcar.
A escolhida por mim e mais 3 profissionais de um total de 8 presentes foi a primeira, com 6 gr. de açúcar. Entendo simplesmente que esta deixava a boca mais limpa, provavelmente mais "gastronômica" - apesar de não gostar de usar este termo para nenhum vinho - pois acredito que todos sejam gastronômicos. Mas é importante reçaltar que a diferença entre elas é muito pequena.
Parabéns à Vinícola Cave Geisse pela iniciativa, e pela Casa do Portopor abraçar este tipo de evento.
O público de BH só tem a agradecer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário