sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Degustação Alzania - Para Fechar o Ano com Chave de Ouro!

   A Casa do Porto BH, ofereceu no último dia 25 uma degustação memorável para fechar o ano de 2010 com chave de ouro! Foram apresentados nada mais nada menos que os belos vinhos da Vinícola Alzania, pra mim, uma das melhores, se não a melhor vinícola da D.O Navarra. E como não se bastassem os vinhos, a apresentação foi feita pelo próprio "Criador da Criatura": José Manuel Echeverria - enólogo e proprietário da vinícola; uma das personalidades do vinho espanhol mais respeitadas no mundo vitivinícola atualmente!    Na ocasião foram apresentados quatro vinhos tintos - que já falaremos sobre eles -  e um azeite (não sou expert no assunto, mas foi um dos mais agradáveis que já degustei). Os vinhos degustados foram:

GARDACHO GARNACHA VIEJA 2008 (13%) - já havia citado este vinho como um dos melhores preços - qualidades apresentados no Brasil em 2010, e esta degustação só veio a confirmar isto. As uvas deste vinho são provenientes de uma cooperativa de Navarra, e vinho é vinificado na própria cooperativa - sobre os olhos críticos do Echeverria, é claro! No exame visual mostrou um rubi intenso, brilhante e sem resíduos. No aroma um misto muito agradável de amoras com um toque floral que remete à violeta (segundo Echeverria, uma marca registrada da Garnacha espanhola). Um leve mentolado aparece para enriquecer o final aromático. Na boca a amora prevalece, com uma acidez e um frescor muito agradáveis, que faz deste vinho uma excelente opção na faixa de preço que ele é trabalhado.

FINCA LA MONEDA 2005 (13,5%) - 60% merlot, 30% syrah e 10% garnacha - 12 meses de carvalho - No visual mostrou um rubi intenso, brilhante, sem nenhuma nota de evolução - parece ser mais novo que realmente é. No aroma apresentou uma complexidade fantástica desde o início - frutas vermelhas em compota, eucalipto, tabaco, folhas de cedro, canela doce e um toque de pimenta do reino são facilmente identificados. Simplesmente fantástico! Na boca o álcool se mostra mais presente, mas nada que possa denegrir o vinho. Taninos bem presentes - porém domados. Mas o que realmente se destaca é a bela harmonia entre a fruta e a madeira, o que faz do Finca de La Moneda um grande vinho, mas que ainda tem um caminho muito longo pela frente. Pra mim, este foi o vinho que mais me impressionou!!!

FINCA ALZANIA 21 DEL 10 2006 (13,8%) - 100% syrah - 12 meses de carvalho - este vinho já encanta aos olhos antes mesmo de abrir a garrafa - seu rótulo preto com os dizeres em prata é impactante, e já conquista o consumidor. Na taça, sua cor é intensa e brilhante. No aroma, um misto de frutas  negras, cacau, noz moscada e folhas de cedro mostra a potência e a complexidade deste vinho. Na boca tem uma acidez bem presente e taninos concetrados. Mas prevalece a madeira. Talvez pela pouca idade, este vinho não se mostra muito equilibrado no exame gustativo. Porém, sem dúvida nenhuma, vai evoluir muito bem e provavelmente encontrará um equilíbrio maior ano após ano! Gostaria de degustá-lo novamente daqui uns dois anos...

ALZANIA SELECION PRIVADA 2005 (14%) - 65% merlot, 35% tempranillo - 14 meses de carvalho - pra mim trata-se da grande estrela da tarde! Numa degustação às cegas, facilmente este vinho te remete às grandes estrelas bordalesas de Pomerol e Saint Émilion. São produzidas apenas 4.000 garrafas por safra. Mas vamos ao que interessa: no visual apresenta um rubi intenso e brilhante, sem nenhum traço de evolução. No aroma, apresenta um toque terroso, pimenta do reino, amoras frescas, caixa de charuto em plena harmonia. Na boca os taninos estão macios e acidez muito agradável. Aqui existe uma fruta vermelha madura bem delicada, bem acompanhada do toque terroso e da pimenta do reino. Simplesmente um espetáculo! Vida longa ao Alzania Selecion Privada!!!

   No mais, só tenho a agradecer mais uma vez à equipe da Casa do Porto BH por mais esta degustação de luxo!

Um comentário:

  1. Gustavo, nós é que temos a agradecer a parceria com você, espero que sigamos juntos mais muitos anos. São estas pequenas coisas que fazem agente ter força para seguir em frente.

    Abraço

    Eduardo
    CDP

    ResponderExcluir