Neste Natal no intuito de agradar a minha esposa, resolvi abrir um belo Moscato D´Asti - pois a Paula é fã incondicional deste vinho... - e fiz questão de escolher a dedo um belo exemplar desta uva, que por várias vezes é mau produzido por produtores não muito sérios - talvez por ser uma bebida leve, com baixa graduação alcóolica e doce - ligam a mesma com pessoas que não tem muita exigência com o que está bebendo - o que não é verdade! Conheço vários apreciadores de grandes moscatos, entre eles a minha esposa!
A bola da vez foi o Moscato D´Asti Cascinetta Vietti 2003 - um dos Moscatos mais aclamados do Piemonte - Itália, produzido pelo também aclamado Vietti - este 100% Moscato recebe as melhores uvas das plantações do Vietti, e nota-se isto na taça desde o primeiro instante: um amarelo com reflexos dourados (provavelmente por causa da sua idade avançada para um Moscato - 7 anos) límpido e levemente frisante dão as boas vindas deste belo vinho. Aromas florais, frutas secas, mel e um jambo bem evidente faz com que este vinho se torne muito convidativo para o primeiro gole. Na boca a doçura precalece - como não poderia ser diferente - o toque floral e o mel que encontramos no aroma se mantem na boca, as frutas secas aqui dão espaço a um figo desidratado muito agradável, e o jambo continua falando alto!
Harmonizou muito bem com aquelas entradinhas típicas da ceia de natal: frutas secas, amoras e uma bela brusqueta de queijo brie e damasco enriqueceram muito o Cascinetta Vietti.
Esta aí um vinho obrigatório para os aprecoiadores de um bom Moscato!
Saúde e um ótimo finalzinho de ano para todos!
O Cascinetta Vietti é importado exclusivamente pela importadora Mistral: http://www.mistral.com.br/
ahhh que Moscato!!!!!!!!!! amei amei
ResponderExcluir