segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Verão brasileiro: época de explorarmos nossos belos espumantes!

   Janeiro, verão, calor, sol, praia, piscina, alegria, descontração... não há época melhor para explorarmos nossa gama de grandes espumantes. Nesta época praticamente tudo harmoniza com esta bebida leve, refrescante e muito, muito alegre!
   Nossos espumantes estão, ano após ano, se consolidando no cenário nacional, e lentamente no cenário internacional. Tudo isto graças a produtores sérios e talentosos que estão conseguindo colocar o nosso produto entre os melhores do mundo, e principalmente, graças ao nosso terroir do sul do país, que é bem propício para a produção de espumantes.
   Mas nem tudo está perfeito no país do carnaval, do futebol e porque não, dos grandes espumantes também! Alguns produtores não tão sérios, no intúito de aproveitar o sucesso deste vinho, começaram a lançar no mercado espumantes no mínimo questionáveis. Muitas vezes vinificando uvas impróprias para este produto. Querendo "dar uma biliscada" no sucesso alcançado por aqueles que realmente fazem por onde de colocar os nossos espumantes entre os melhores do mundo. Por isto devemos tomar muio cuidado para não comprarmos "gato por lebre", em nossas prateleiras cada vez mais cheias de opções.
   Entre os degustados recentemente, daria destaque ao Valduga 130 Brut - corte de chardonnay com pinot noir, produzido pelo método tradicional (segunda fermentação na garrafa), o que garante ao produto mais estrutura, mais complexidade, e sem perder o frescor. A linha Amadeu - tanto o brut (chardonnay com pinot noir - método tradicional) quanto o rosé (100% pinot noir - método tradicional) - diga-se de passagem, creio que seja a melhor relação preço qualidade existente no mercado atual. A linha Cave Geisse  - tanto o brut quanto o nature (ambas um corte de chardonnay e pinot noir - método tradicional). E a grande estrela: Cave Geisse Terroir Nature 2006 - também um corte de chardonnay com pinot noir, feito pelo método tradicional, com uma complexidade ímpar de aromas - frutas de polpa branca madura, frutas secas, um toque de torrefação... com uma cremosidade e um  frescor encantador no final de boca ! Esta sim é pario forte para os grandes espumantes do mundo.
   No mais, é só termos um pouco de atenção aos produtos oferecidos, e escolhermos um belo espumante brasileiro para acompanhar esta época do ano tão esperada por todos.
  

Um comentário: