terça-feira, 15 de março de 2011

Chile - diario de bordo - parte 4


Marcelo Retamal - considerado por muitos como o melhor enólogo do Chile e um dos maiores destaques das Américas.

Último dia de visitas às vinícolas do Chile, e não poderia ser melhor: literalmente fechamos estes dias de muitos conhecimentos e experiências novas com vinhos diversos com chave de ouro! E motivos para isto é que não faltaram:
Primeiro fomos recebidos na vinícola De Martino por quem realmente entende do assunto, o enólogo da vinícola Marcelo Retamal - considerado pela crítica especializada como o melhor enólogo do Chile na atualidade - que está com um trabalho fantástico de "reinvenção do vinho chileno". Apostando os seus conhecimentos em vales até então pouco explorados neste país - como por exemplo o gelado Vale de Elqui. Na ocasião, Retamal nos deu uma verdadeira aula sobre as diversidades das regiões chilenas, deixando bem claro a importância de explorar a difersidade geográfica e climática deste país - produzindo vinhos cada vez mais diversos, cada vez mais únicos.
A aula foi seguida de uma degustação de oito vinhos da De Martino, apresentados pelo próprio criador. Foi uma degustação de vinhos brancos e tintos bem distintos de cinco vales diferentes (Limari, Casablanca, Maipo, Choapa e Elqui)- ótima oportunidade para conhecermos não só o estilo dos vinhos e suas uvas, mas principalmente o estilo de cada vale. O grande destaque da degustação ficou por conta do tinto ALTO LOS TOROS 2008 (Vale de Elqui) - um corte de Syrah e Petit Verdot de belíssima estrutura acompanhada de uma riqueza aromática fantástica: cravo da índia, tabaco, pimenta e frutas negras em compota prevalecem neste vinho. Na boca um pouco verde devido a pouca idade, mas os taninos já estão bem trabalhados e com uma persistência formidável.
E como não se bastace toda esta aula acompanhada de uma bela degustação, ainda tivemos a oportunidade de participar do início da vendímia de Sauvignon Blanc da De Martino. Um momento único, que com certeza vai ficar na memória como um dos principais momentos desta viagem oferecida pela Decanter.
No final da tarde ainda fomos conhecer outra vinícola de grande destaque na região do Maipo, a famosa El Principal - que dispensa apresentações maiores... Paisagem fantástica, estrutura fantástica e vinhos muito bem trabalhados! O "gran finale" não poderia ser melhor... A princípio fomos apresentados a um Sauvignon Blanc ainda em processo de fermentação, experiência bem interessante. E depois fizemos uma degustação dos três vinhos tintos da vinícola dentro da impactante sala de barricas. Calicanto 2009, Memórias 2007 e El Principal 2006. Todos eles ainda novos, mas que mostram para que veio. O El Principal principalmente, com toda sua complexidade e elegância, como não poderia ser diferente! Depois nos foi oferecido um jantar entre as plantações de Cabernet Sauvignon do El Principal, com uma paiságem estonteante, simplesmente sem comentários!
E este foi o nosso último dia de visitas. E que o próximo seja breve! Se assim Deus permitir...


Paisagem da vinícola El Principal - simplesmente uma das vinícolas mais bonitas que já conheci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário