quinta-feira, 31 de março de 2011

"São as águas de março fechando o verão"


Final de março, final de verão! Chega ao fim a estação mais quente do ano. E o verão leva contigo alguns hábitos típicos do clima quente - como por exemplo, o consumo de vinhos brancos e rosés diminuem consideravelmente, dando espaço para o consumo de vinhos tintos, que tem tudo haver com esta época e com a gastronomia explorada neste período.
Mas neste último verão tivemos algumas gratas surpresas: primeiro que nunca se consumiu tanto vinhos brancos e rosés na capital mineira como neste ano - sinal que o brasileiro realmente está quebrando alguns preconceitos, e principalmente, estão sabendo comer e beber melhor, preocupados com a melhor harmonização, com a maior satisfação no ato de comer. E em segundo lugar é que as importadoras se preocuparam em trazer maior número de opções de vinhos brancos e rosés, e o principal, com uma qualidade consideravelmente superior.

Dentre tantos vinhos brancos de ótima qualidade ofertados no mercado, daria destaque para dois que me chamaram muita a atenção: o espanhol VIENTO ZEPHYROS ZERBEROS 2008 e o sul-africano STEENBERG SAUVIGNON BLANC 2009 - vinhos fantásticos dentro da sua margem de preço, muito atípicos entre outros brancos ofertados no mercado. VIENTO ZEPHYROS 2008 é um vinho que já encanta pelo rótulo, pelo simples fato do mesmo ter sido desenhado pelo vento Zephyros - isto mesmo, desenhado pelo vento - que empresta seu nome ao vinho: corte de Abillo Real (uva pouco explorada - mas que é protegida pelo conselho regulamentador de Ribeira Del Duero) e Sauvignon Blanc, estagiado durante 9 meses em barricas francesas usadas de 500 litros. A riquesa de informações que este vinho nos proporciona é fantástica: amanteigado, passando por baumilha, evoluindo para um agradável toque de frutas brancas, floral bem delicado - tudo isto acompanhado com um toque de frutas secas e um leve oxidativo, estilo jerez que me agrada muito. Simplesmente surpreendente!

Já o STEENBERG SAUVIGNON BLANC 2009 preza pela sua delicadeza, pela sua sutiliza. Este Sauvignon Blanc sul-africano encanta aos olhos com seu amarelo palha, com reflexos esverdeados, límpido e muito brilhante!Um toque de salinidade é o que mais chama a atenção na avaliação aromática: mineral, pessego fresco e limão siciliano são facilmente identificados neste vinho rico, tudo isto moldado com um defumado muito atípico para este estilo de vinho, mas ao mesmo tempo muito encantador!Na boca um frescor invejável, com uma acidez no ponto certo! Frutas brancas como pessego e principalmente maçã verde são marcas registradas neste elegante Sauvignon Blanc!
Simplesmente os dois melhores vinhos brancos do meu verão! Gratas surpresas! Que vão deixar saudades do verão 2010-2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário