terça-feira, 22 de março de 2011

Uma Janela para o Território


"Uma janela sobre o teritório" - assim Marco Pallanti - enólogo e proprietário da vinícola Castello di Ama define seus vinhos produzidos na região do Chianti Clássico. Um verdadeiro respeito ao terroir local. O próprio Pallanti se intitula como um verdadeiro "parteiro de vinhos", não um enólogo propriamente dito. Pois segundo ele, o seu papel ali é apenas ajudar "a dar a luz" a um produto já criado, respeitando o tempo da mãe - neste caso a videira - e respeitando o tempo do filho - no caso, o ponto certo do vinho ali produzido.
Castello di Ama dispensa apresentações maiores, por várias safras conseguiram pontuações máximas por grandes críticos de vinhos espalhados pelo mundo. O que comprova todo o potencial desta região tantas vezes tão criticada mundo a fora. Marco Pallanti não fica atraz dos méritos desta vinícola familiar: considerado por alguns anos como o melhor enólogo, ou caso queira o melhor "parteiro" da Itália - ele justifica muito bem todo este respaudo em seus vinhos.
Na degustação realizada na Mistral BH, foram apresentados cinco vinhos bem interessantes: VIGNA AL POGGIO 2009 (Chardonnay com Pinot Grigio muito interessante - com um belo frescor, uma acidez adequada e com aromas florais encantadores); ROSATO 2009 (um rosé de Sangiovese e Canaiolo muito agradável e "fácil" - ótimo para um final de tarde num happy- hour). CHIANTI CLÁSSICO CASTELLO DI AMA 2006 (aqui a coisa começou a ficar muito séria - um autêntico Chianti Clássico, com 80% de Sangiovese e 14 meses de barrica. Toques de frutas negras, tabaco e defumado acompanhado de uma bela acidez que todo bom Chianti deve ter são pontos fortes deste vinho - a safra 2006 foi uma safra especial, pois foi o ano de comemoração dos 25 anos da vinícola). CHIANTI CLÁSSICO VIGNETO LA CASUCCIA 2006 (corte de Sangiovese com 80% e Merlot com 20%, este vinho sorbebo e extremamente elegante foi o Chianti Clássico mais bem pontuado pela crítica especializada de todos os tempos - simplesmente fantástico, uma riqueza de informações na taça que fica até dificil de descrever em poucas palavras - pra mim o melhor vinho da tarde!). E para finalizar com alto estilo nada mais nada menos que um dos Super Toscanos mais disputados na atualidade: VIGNA L´APPARITA MERLOT 2006 (trata-se de um Merlot extremamente elegante e balanceado, que te conquista no primeiro olhar até o último gole - riqueza aromática fantástica e com um belíssimo retrogosto - ainda está "verde" - mais alguns anos de garrafa vão fazer muito bem para este vinho).
E assim finalizamos mais uma degustação memorável de vinhos italianos oferecida pela equipe da Mistral BH. E aqui deixo o meu mais sincero agradecimento!
Grazie Tante per tutta la equipe della Mistral BH! Grazie tante a Castello di Ama e Marco Pallanti!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário