terça-feira, 1 de março de 2011

Uma verdadeira aula de Vino Nobile de Montepulciano


Aconteceu no último dia 24, na loja da Mistral BH, a apresentação dos aclamados vinhos da vinícola toscana Avignonesi, que sempre enquadra seus grandes vinhos entre os Top 100 da Wine Spectator. A apresentação ficou por conta de Brett Fleming,gerente de exportação da vinícola, mas que tem um envolvimento com os seus vinhos como se fosse o próprio enólogo.
Na ocasião foram apresentados os vinhos:
ROSSO DI MONTEPULCIANO D.O.C 2008 - 85% Prugnolo Gentile, 10% Canaiolo e 5%Mammolo - 4 meses de carvalho - vinho de médio corpo, extremamente delicado e sedoso; frutas vermelhas maduras prevalecem neste belo exemplar de Rosso di Montepulciano de bom preço qualidade.
VINO NOBILE DI MONTEPULCIANO D.O.C.G. 2006 - mesmo corte do Rosso di Montepulciano, porém com estágio de 9 meses em carvalho - vinho mais estruturado, de belo corpo. Os taninos nobres condiz com o nome do vinho. Belíssima persistência na boca, com ótima acidez; encontramos facilmente um mix de frutas negras, tabaco, carne defumada e frutas neste vinho de bela complexidade.
DESIDERIO D.O.C. 2005 - 85% merlot, 15% cabernet sauvignon - 18 meses em barrica. O mais atípico de todos os vinhos apresentados. Numa degustação às cegas passa facilmente por um Bordeaux de Saint Emilion. Elegância e potência caminham juntos neste vinho que leva o nome de um toro toscano muito criado na região até o século IXX. Realmente muito bom - um estilo "super toscano" muito bem elaborado!
VINO NOBILE RISERVA GRANDE ANNATE D.O.C.G. 2005 - o "gran finale" não poderia ser melhor. Este autêntico Vino Nobile, produzido com 85% de Prugnolo Gentile e 15% de Cabernet Sauvignon, com estágio de 30 meses em barrica de carvalho é fantástico. Elegância, vibrante e complexo! Resumiria este vinho com estas três palavras...
Além de todas estas pérolas apresentadas, Brett Fleming ainda nos presenteou com uma verdadeira aula sobre Vino Nobile, suas principais diferenças entre este e um Chianti Clássico ou um Brunello di Montalcino. E deixou claro o seu orgulho do Vino Nobile ser o mesmo vinho há décadas e mais décadas de história, sem perder a sua tradição, sem se curvar para o novo mercado do mundo do vinho...
Vida longa ao Vino Nobile di Montepulciano!
Vida longa a Avignonesi!


Rodrigo (Sorriso Risotra), Brett Fleming e Fabio (Rokkon) nesta memorável degustação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário