Quando acabei de descrever este vinho no meu caderno de degustações, recebi um email do sommelier Flavio Maciel com algumas descrições de vinhos espanhóis que tinha acabado de degustar. E coincidentemente entre os vinhos descritos, estavam alguns relatos do Vizar 12 Meses 2006. E aí veio a idéia de postar o vinho descrito por dois sommeliers. Um detalhe importante, o vinho degustado não era da mesma garrafa.
Ganhei este Vizar de uma verdadeira figura do mundo do vinho: Alberto Escribano, espanhol responsável pela divulgação desta vinícola neste mundão de Deus. Já havia degustado anteriormente este 85% de Tempranillo com 15% de Cabernet Sauvignon, estagiado 12 meses em barricas de carvalho, mas sempre que me encontro com este vinho, ele me apresenta mais novidades.
Vizar é uma referência entre os Vinos de la Tierra de Castilla Y León, consegue trabalhar com tradição e modernidade como poucos produtores. Mas vamos ao Vizar 12 Meses 2006:
"Este vinho eu descrevo em três palavras: saboroso, intenso e complexo." Com estas palavras Flavio Maciel inicia sua descrição. - " Floral(violeta), compota de frutas negras, aniz estrela e baunilha. Gostou ? Pois é, este Vizar 2006 se destaca por apresentar aromas bem complexos. Com 85% Tempranillo e 15% Cabernet Sauvignon, e de cor rubi com reflexos violáceos, este vinho oferece na boca intensas sensações de sabor e estrutura. Taninos bem domados, pelo estágio 12 meses em carvalho." - assim Flavio termina sua descrição.
Vou um pouquinho além: em seu aroma apresenta cacau, especiarias doces (tendo destaque açúcar mascavo), ameixa madura e uma leve torrefação. Na boca extremamente elegante, tudo bem equilibrado. Certamente um grande vinho! Não é um vinho barato, mas com certeza podemos falar que tem uma ótima relação qualidade-preço.
Garrafa autografada pelo próprio Alberto Escribano.
Flavio Maciel é sommelier dos restaurantes japoneses Rokkon, além de um grande parceiro.
Os vinhos Vizar são importados e comercializados exclusivamente pela Casa do Porto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário