segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Chatêau de Chasseloir 2010 - por Dalison Santos.

"Este Muscadet Sèvre et Maine é feito a partir da uva Melon de Bourgogne.
No entanto, o vinho vem do litoral do Vale do Loire e a uva não tem nada a ver com melões. Confuso ainda? Você não estará depois de provar esta delícia fresca costeira.
Pouco conhecido,mas com grandes semelhanças com a conhecida casta sauvignon blanc,com notas minerais e ao mesmo tempo com citricos marcantes como lima,esse vinho marca seu espaço quando falamos da relação custo/qualidade.O vinho é completo,um volume de boca invejável,acidez média equilibada e um vivacidade encantadora,nos convidando a outra,e outras taças,rsrsrs,um retrogosto marcante e envolvente.Uma característica deste vinho é que ele pode ser vinificados sur lie isto é sobre o leito, sobre as leveduras. Aí fica no barril por seis meses e são engarrafados sem retirá-las.
Com contado com as leveduras durante a fermentação,esse vinho adquire notas de torrefações fantasticas,confeço que no primeiro contato com a taça me senti tirando um pão fresquinho do forno,as notas de leveduras ainda permanecem bastante presentes..."

Dalison Santos é daqueles sommeliers "precoce", uma ótima supresa nesta nova geração de profissionais da área - com apenas 22 anos, é responsável pela carta de vinhos do Bem Vindo Bistrô, onde também presta serviço no salão. Além disso é formado pela ABS-MG e já tem Segundo Nível da WSET - com certeza estará se firmando entre os grandes Sommeliers de Belo Horizonte, para não dizer do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário