domingo, 1 de janeiro de 2012

Muito Além das Frutas Vermelhas em Compota.

Quando se fala em vinhos tintos argentinos, principalmente naqueles produzidos com grande percentual de Malbec, logo se espera aquela concentração de frutas vermelhas em compota tanto nos aromas como no paladar: esta é a marca registrada dos vinhos tintos dos nossos hermanos - marca registrada que muitas vezes deixa o vinho enjoativo, um pouco pedante e muitas vezes até óbvios de mais.
Mas para nossa sorte esta realidade dos tintos argentinos está mudando a passos largos. Tive a oportunidade de confirmar isto numa viagem que fiz para este país no primeiro semestre do ano passado, onde fui apresentado a vários exemplares nenhum pouco óbveis, ricos, e cheio de complexidade, que num fundo é o que a gente espera de um bom vinho tinto.
Recentemente tive a oportunidade de conhecer outros exemplares que, numa degustação as cegas passa longe da tipicidade dos tintos argentinos. Dou destaque ao DOMADOS LOBUNO SELECT BLEND 2004 - um corte de Malbec (60%), Merlot (25%) e Cabernet Sauvignon (15%) com estagio em barricas de carvalho. Este exemplar de 14% de álcool, de um produtor de origem italiana é um bom exemplo da nova linhagem dos vinhos tintos argentinos. Um vinho que vem evoluindo muito bem, com uma riqueza aromática fantástica, que vai de azeitonas pretas a ervas de chimarrão. De frutas vermelhas em compota (que não poderia faltar) a aromas defumados. De cravo da india partindo para cheiro de Caixa de Charutos. Na boca não tem toda esta complexidade, mas apresenta-se com boa acidez, taninos presentes mas totalmente "domados" e toques da famosa frutas vermelhas em compotas bem misturado com um defumado muito interessante.
Um verdadeiro achado!


Domados Lobuno Select Blend 2004

Também aconselho a linha do Domados Tobbiano Malbec - Merlot ou Tobbiano Malbec - Cabernet Sauvignon. Estes vinhos são comercializados em Belo Horizonte pela Casa do Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário