segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mais Uma Brasileira de Qualidade.

Não é mais surpresa para ninguém o alto nível dos nossos espumantes produzidos no sul. Nos últimos anos descobriram que o terroir daquela região é muito propício para a produção de espumantes de alta qualidade: acidez, qualidade da terra, índice pluviométrico... tudo isso agrega para a produção de um bom espumante. São inúmeras marcas e nomes de ótima qualidade que estão despontando no mercado. Isso tudo graças ao trabalho sério de algumas vinícolas, no intuito de colocar nossos vinhos entre os melhores de sua categoria no mundo.
Mas nem tudo é um mar de rosas! Existe também aquele grupo que, aproveitando o destaque que os nossos espumantes vem ganhando ano após ano, começam a "refermentar" qualquer vinho, de qualquer forma, para aproveitar a fama do espumante brasileiro. É uma pena! Mas torço para que estes tenham vida curta no mercado.
Mas não vamos perder tempo com estes "produtores" e vamos voltar ao que interessa: recentemente degustei outro espumante brasileiro que merece destaque - CASA VALDUGA ARTE TRADICIONAL BRUT 2010 - corte entre as uvas Chardonnay (60%) e Pinot Noir (40%) trata-se de mais um espumante brasileiro que surpreende. Seus 12 meses de segunda fermentação na garrafa (método tradicional) lhe garante estrutura, complexidade e frescor. Na taça tem uma bela apresentação, perlagens finas e constantes, um amero palha bem límpido, com reflexos esverdeados. Seus aromas são frescos e leves - o tradicional fermento de padaria evoluindo para aromas de maçã verde e um toque cítrico interessante. Na boca o cítrico encontrado nos aromas prevalecem, sem contar com a cremosidade e o frescor que todo bom espumante deve ter. Um final de boca muito agradável e persistente.
Mais uma brasuca que está batendo um bolão!



Você encontra a Casa Valduga Arte Tradicional Brut 2010 na Enoteca Decanter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário