Muito se questiona quais os vinhos podemos guardar por vários anos e quais os vinhos que devemos consumi-los de imediato. Aquela máxima que o vinho quanto mais velho vai ficando melhor é não é muito confiável. A grande maioria dos produtores estão produzindo vinhos que possam ser consumidos de imediato, pois sabem que uma imensa maioria dos consumidores desta bebida não compram vinho para ficar guardando.
Mas como podemos saber qual o vinho devemos guardar e qual o vinho devemos consumir logo? Esta não é uma pergunta simples de se responder - vai depender de vários fatores, como por exemplo onde o vinho é produzido (terroir), a idade das videiras, se estagia e quanto tempo estagia em barricas de carvalho... enfim, são vários os fatores.
E seguindo estes fatores, muito se escuta que vinhos para envelhecer bem tem que ser aqueles produzidos no Velho Mundo (continente europeu)- onde a cultura do vinho é milenar. E que vinhos do Novo Mundo (América, Africa, Oceania...) ficam para o consumo imediato, não são vinhos para guarda. Em partes pode até ser, mas só em partes!
Prova disto foi um vinho chileno que degustei recentemente: VIÑA TARAPACÁ GRAN RESERVA CABERNET SAUVIGNON 1992 - um vinho chileno, que está preste a completar 20 anos e que está completamente íntegro - na cor bem atijolado (sinal de vinho evoluido)mas sem perder o brilho. Uma complexidade aromática fantástica, digna de vinhos que evoluíram bem: noz moscada, canela,cedro, cereja em compota, açúcar mascavo... enfim, um luxo!
Na boca extremamente elegante, ninguém fala que é um Cabernet Sauvignon chileno: ervas desidratadas, especiarias doces, um pouco de aceto balsâmico, cravo... realmente muito complexo!
Grata surpresa ver um vinho sul americano evoluir tão bem assim. Mas é importante frisar que para um vinho evoluir tão bem assim é porque o armazenamento do mesmo no decorrer dos anos também foi perfeito. E quando você se depara com um vinho bem evoluído, é uma satisfação sem igual.
E como já dizia o poeta Fernando Pessoa: "Os vinhos são como os homens: com o tempo, os maus azedam e os bons apuram..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário