segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Domaine Thunevin-Calvet « Les Dentelles » 2007 - por Juan Carlos Ferreira


"O vinho que gostaria de dar uma descriçao não é um Bordeaux, mas um dos vinhos nossos do Sul da França que mais tomo estes últimos tempos.
O nativo de Maury em Roussillon, Jean Roger Calvet e o « Garagista Bad Boy » de Saint Emilion Jean Luc Thunevin, produziram pela sétima vez este cuvée « Les Dentelles 2007 » Côtes du Roussillon Village.
A vinificaçao feita a 4 maos das uvas de Grenache e Syrah de 50 anos do terroir de xisto preto e calcario de Maury, assembladas com uva Carignan de 45 anos situadas no maravilloso terroir de granito de « Lesquerdes », um dos lugares mais emblemáticos, onde os vinhedo expressam em 2007 toda a intensidade da fruta e a mineralidade do terroir.
Aqui se tem os mesmos cuidadas como as vinhas do Château Valandraud, a produçao é confidencial.


De cor rubi intenso profundo, alveolado de violeta vivo. O nariz desvela amora preta, figo , frambuesa e Cereja « Griotte », toques de pedra quebrada e sensação especiada de caminhos mediterrâneos em primavera. Bela concentração, taninos bem redondos, equilibrio impresionante entre força e delicateza. Vinho rico e generoso, aromas potentes muito bem harmonizados, barrica integrada perfeitamente deixando a frescura da fruta invadir seu paladar, com final longo e persistente, sutil firmeza.


A classe de Bordeaux encontra a furia do Roussillon: seria como uma linda mulher latina vestida do clássico « smoking chic» masculino Yves Saint Laurent.
Adoro este vinho que acompanha perfeitamente a gastronomia mediterrânea que predomina na minha mesa.
Um vinho que tenho na minha adega que tomo com muito prazer!"


"Amante do vinho e da vida, viaja, toma e ama !" - é com esta frase que este francês mais "brasuca" que eu conheço finaliza o seu email. Juan Carlos Ferreira é francês, filho de um português com uma espanhola (ou vice-versa - neste caso a ordem dos fatores não alteram o produto...). Amante do vinho e da vida, nunca vi este sujeito com o semblante carregado ou com resquicios de mau-humor. Fiel escudeiro do garagista Bad Boy de Saint Emilion Jean Luc Thunevin, Juan Carlos é responsável pela divulgação e comercialização dos vinhos do Jean Luc pelo mundo a fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário