sábado, 11 de fevereiro de 2012

Carmenère com "C" Maiúsculo.

Muitos por aí dizem que Carmenère chileno é tudo igual: herbáceo, pimentão verde, goiaba vermelha madura... tudo igual - isto até provar um Carmenère com "C" maiúsculo. Já tive a oportunidade de degustar alguns Carmenères imponentes:Anthiyal, Carmim de Peumo e o aclamado Purple Angel.


Esta semana tive a oportunidade de degustar novamente o Porple Angel 2006, assinado pelo maestroso enólogo Aurélio Montes - da vinícola Montes Alpha. Este 92% Carmenère com 8% de Petit Verdot é um excepicional exemplar do melhor que a Carmenère pode nos oferecer, ainda mais quando produzida em Colchagua, onde pra mim, estão saindo uns dos vinhos tintos mais surpreendentes da América do Sul.
Apesar de seus quase 7 anos de idade, ainda está apresentando um púrpura muito intenso e brilhante, até parece que acabou de ser engarrafado. Seus aromas são bem marcantes e complexos, ameixa madura, café, canela, madeira molhada, nata, sem falar na habitual goiaba vermelha e pimentões. Na boca um verdadeiro luxo, potência e sedozidade caminham juntos... taninos bem marcantes, boa acidez, ameixa maduras e especiarias em geral estão em destaque, tudo isto com uma madeira muito bem integrada com a fruta. Tem potencial para envelhecer bem por mais alguns bons anos.
Um ótimo exemplar da qualidade dos tintos da região chilena de Colchagua. Um ótimo exemplar de como a Carmenère pode produzir um grande vinho!


Rótulo impactante. Daria uma boa tatuagem...
O Purple Angel 2006 é importado e comercializado exclusivamente pela importadora Mistral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário