Recentemente postei aqui no blog a minha grata surpresa ao degustar bons vinhos tintos argentinos que conseguiram sair daquela mesmice de muita compota de frutas vermelhas, alinhado com uma madeira sobresaindo sobre o restante do conjunto... para minha felicidade - e de boa parte de consumidores que estavam um pouco cansados da obviedade destes vinhos - parece que não só a Argentina como outros países sul-americanos, começam a perceber um outro caminho para seus vinhos, sem aquele famoso efeito "Coca-Cola" - isto quer dizer: vinhos muito parecidos, muito iguais.
Será que nossos hermanos estão reencontrando o seu verdadeiro terroir? Pergunta difícil de responder, mas a verdade é que estão produzindo vinhos cada vez mais diversos, para um público igualmente mais diverso. Realidade que eu não imaginaria há 2 anos atráz.
Recentemente tive a oportunidade de conhecer os agradáveis vinhos da Finca La Martina - produzido pela Bodega Casa Vinícola Reyter. Degustei os varietais Syrah, Malbec e Cabernet Sauvignon, todos da safra 2009. Todos os três muito interessantes, dentro das suas singularidades.
Mas o que mais me chamou atenção foi o varietal de Cabernet Sauvignon - seu púrpura límpido e brilhante com reflexos violáceos dão as boas vindas deste belo vinho. Aromas de frutas negras frescas inundam a taça a todo instante - ameixa e jaboticaba é o que predomina. Aos poucos vão surgindo aromas de especiarias doces como cravo e açucar mascavo. Na boca um pouco quente (14,9% de álcool), mas as frutas negras tem destaque aqui também. Taninos bem presentes mas sem agredir, estão muito bem trabalhados - e um final de boca fresco e longo.
Como disse no início trata-se de vinhos que surpreende, vale a pena conhecer toda linha Finca La Martina.
Os vinhos Finca La Martina são comercializados em Belo Horizonte pela Casa do Porto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário